top of page

Farol Praia da Barra

O projeto do Farol da Barra foi iniciado em 1885 pelo eng. Paulo Benjamim Cabral e concluído pelo eng. Maria de Melo e Mattos em 1893, tendo sofrido grandes restaurações em 1929. 

 

O Farol da Barra, situado na praia com o mesmo nome, é um dos ex-líbris do Município de Ílhavo, sendo visitado anualmente por milhares de turistas que, após uma subida de 288 degraus, se deparam com uma das melhores paisagens costeiras do País.

 

À data da sua construção foi o sexto maior do mundo, em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Europa, sendo considerado o 26.º mais alto do mundo.

 

Exibe uma imponente torre cilíndrica com 62 metros de altura, onde se situa a principal componente do farol. A sua potente lâmpada projeta um feixe luminoso visível a 22 milhas náuticas de distância (cerca de 40 quilómetros).

 

Inicialmente, a principal fonte luminosa era obtida por incandescência do vapor do petróleo e só em 1950 passou a ser alimentado por energia elétrica.

 

Construído à entrada da barra, esta admirável obra do século passado, passou a estar de vigia toda a navegação que até aí não dispunha de orientação, evitando que estas naufragassem nos bancos de areia. As embarcações da época eram frequentemente atraídas para terra, devido à ilusão de afastamento, provocada por uma costa muito plana com as primeiras elevações a grande distância do mar.

 

As visitas realizam-se às quartas-feiras à tarde, implicando a subida, a pé, da escadaria de acesso.

bottom of page